domingo, 19 de julho de 2009

Museóloga da Floresta












Um pouco de divulgação do nosso trabalho aqui na Amazônia. A matéria, de autoria da Patrícia Negrão, com fotos de Marta Santos, saiu publicada em 2008, no suplemento Mulheres do Brasil, como parte da Revista Cláudia e outras da Editora Abril. Vou aproveitar o momento para fazer algumas correções.
A única pessoa responsável pela administração do Museu do Seringal Vila Paraíso, vinculado ao Departamento de Museus da Secretaria da Cultura do Estado do Amazonas, é a pedagoga Judith Guimarães Vieira, uma batalhadora incansável que cuida do museu, atende e guia os visitantes, dá manutenção e, desde que o museu foi inaugurado em 2002, nunca deixou de atender nenhum turista, mesmo às segundas e terças feiras, quando está fechado para manutenção, ela não deixa ninguém perder a viagem até o museu (o acesso só é possível por via fluvial). Sobre o Museu do Seringal Vila Paraíso falarei com detalhes em outra oportunidade.

Um outro esclarecimento é quanto ao Museu do Centro de Preservação de Artes Indígenas, em Alter do Chão, Pará. Não é um projeto meu, apenas estive lá a convite da COIAB - Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, quando eles pretendiam adquirir e administrar o museu, que estava à venda, e me solicitaram que fizesse um Estudo de Revitalização, o qual eu fiz; os projetos da COIAB não foram adiante e soube, posteriormente, que o Governo do Pará havia tombado como Patrimônio Histórico, o museu e o acervo. Espero que eles tenham dado continuação ao trabalho e tenham revitalizado o museu que, à época, precisava muito, muito de apoio.

6 comentários:

  1. Que coisa linda, Vera!
    Estou orgulhosa de você!
    Adorei a foto das "Mulheres do Brasil".
    Aqui em Curitiba esfriou bastante. Vou divulgar seu blog por aqui também!

    Uma grande beijok
    Alichelly

    ResponderExcluir
  2. Nesses 23 anos conheci a tenacidade, a competencia e o amor que voce sempre dedicou ao trabalho.
    Olhando ao redor se percebe claramente a dimensao e a importancia do que voce construiu para o norte do Brasil.
    Eu agradeço voce e as outras mulheres maravilhosas, como a Jane e a Judith...
    Astrid L.

    ResponderExcluir
  3. Eu , italiana , cheguei em Manaus 20 anos atras , por la primeira vez. Tudo era novo, exotico,misterioso.
    E vocè compartilhou comigo suo conhecimento, suo entusiasmo, suas esperienças.
    Atè hoje eu fui muitas vezes, mais che 30 , a visitar-te , me considero quase brasileira e tudo isso graças tambem a vocè.
    Boa sorte por este novo projeto, estou chegando!!!!
    Bjs. Giusi

    ResponderExcluir
  4. Vera, estudei com vc no Museu Histórico Nacional, turma de 1976.
    Eu estava sempre no grupo com a Rosana, Vera Carvalho Finkel e Marcos. Não terminei porque eu gostava mesmo de Psicologia. Sou psicóloga Clínica e adoro o que faço! Fiquei feliz por saber que você conseguiu o realizar o seu sonho!
    Ilda Moura Freire

    ResponderExcluir
  5. Cara Ilda! velhos e bons tempos do nosso curso de Museologia no MHN!!!! Se vc mudou para a Psicologia por afinidade fez muito bem, eu até tentei mudar também iniciando o curso de Direito, mas a Museologia está no sangue, amo de paixão esta minha profissão e, aqui no norte, consegui dar a ela um sentido muito especial.
    Grande abraço!
    Vera Ferreira

    ResponderExcluir
  6. Cara Veralucia...chiamami o scrivimi. Devo parlarti. Eugenio, Milano.
    Intanto...BUON ANNO 2020!!

    ResponderExcluir