sexta-feira, 28 de agosto de 2009

MUSEU DO SERINGAL VILA PARAÍSO - Série Museus de Manaus / Parte 4
















ROTEIRO DA VISITA AO MUSEU DO SERINGAL VILA PARAÍSO

O percurso de visitação do Museu inicia-se com a chegada ao Trapiche, onde aportavam as embarcações para desembarque das mercadorias do Barracão de Aviamento e o embarque das cargas de borracha, levadas para as Casas Aviadoras de Manaus. Ao lado do ancoradouro encontra-se o Barracão de Armazenamento das pelas de borracha.

Em seguida passa-se pelo Casarão, residência do seringalista, proprietário do Seringal, erguida sobre palafitas, com extensas varandas, de onde se descortina a paisagem da floresta e do rio. Decorado com móveis e objetos de época, o Casarão dispõe de uma ampla sala, com ambiente de jantar, sala de estar e canto de leitura e música, com um piano. A cozinha, com fogão a lenha, dá acesso aos dois quartos que, no filme, foram dos personagens Dona Yayá e Alberto.

Ao lado esquerdo do Casarão localiza-se o Barracão dos Seringueiros onde, geralmente, ficavam os nordestinos contratados para trabalhar no Seringal, enquanto aguardavam a determinação de onde iriam se instalar.
(fotos: Hera / A. Neto)

Um comentário:

  1. nosso amazonas possui uma rica diversidade de cultura e historias + QUE INFELIZMENTE nao sao todos os amazonenses que a conhecem...

    ResponderExcluir