sexta-feira, 28 de agosto de 2009

MUSEU DO SERINGAL VILA PARAÍSO - Série Museus de Manaus / Parte 2






A idealização do Museu do Seringal Vila Paraíso surgiu com a produção do filme de longa metragem A SELVA. A necessidade de se estabelecer um espaço que contextualizasse a realidade humana, geográfica, econômica e cultural do Ciclo da Borracha, foi somada ao aproveitamento das instalações construídas para a locação do filme. O longa metragem A SELVA é uma adaptação do romance homônimo do escritor português Ferreira de Castro, escrito em 1929, após quinze anos de sua saída do Seringal Paraíso, em Humaitá, no Amazonas, onde viveu e trabalhou por dois anos. A obra retrata os problemas sociais vividos pelos personagens reais em meio à selva amazônica na busca do “ouro negro”, a borracha.

O filme, dirigido pelo cineasta Leonel Vieira, teve como produtora a Costa do Castelo Filmes e cenografia do diretor de arte Sérgio Silveira. A produção se deu entre maio e julho de 2001, com a participação de renomados artistas portugueses e brasileiros como Diogo Morgado, Maitê Proença, Cláudio Marzo, Paulo Gracindo Júnior, Roberto Bonfim e Chico Dias.

A condição para o apoio do Governo do Amazonas à produção do filme seria que as locações e cenários fossem disponibilizados para a Secretaria da Cultura do Estado implantar o Museu do Seringal, uma forma de permitir aos visitantes e turistas uma viagem a um passado histórico, de desbravadores e heróis anônimos, de uma realidade cruel e exclusiva da selva amazônica.
(fotos: Hera / Ribamar)

Um comentário:

  1. A todo instante nas minhas andanças filmando pelo pais esbarro em gente falando do Museu da Vila Paraiso. Atualmente luto para montar o Museu do Arthur Bispo do Rosario com as cenografias e objetos de arte replicas da obra dele. Mas é muito dificil gerara a estupida cadeia de convencimentos que garantam uma realização dessas. O Museu da Vila Paraiso é um exemplo raro que deu totalmente certo. Provavelmente nele inauguramos um tipo de parceria filme governo que hoje é cobrada em qualquer realização cinematografica. Mas alem disso tudo tenho é muitas saudades do Amazonas e da Vera"mediun cultural" que possibilitou este sonho/Sergio Silveira 85 85041550

    ResponderExcluir